A adaptação de jogos eletrônicos em brincadeiras práticas na Educação Física tem se mostrado uma estratégia inovadora e eficaz para engajar os alunos. Integrar elementos de jogos populares no ambiente escolar pode transformar a experiência de aprendizagem, tornando-a mais interativa e divertida. Essas adaptações incentivam a participação ativa dos alunos e promovem o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas de forma lúdica e motivadora. Segue alguns exemplos:
Clash Royale Adaptado
Dividiremos nossa turma em 2 equipes e as posicionaremos no final da quadra. O objetivo principal do jogo é derrubar o cone central do time adversário, mas para isso será necessário derrubar qualquer 1 dos cones laterais primeiro. No centro da quadra temos 2 cones na parte de cima, e 2 cones na parte de baixo (como se fosse uma ponte), os alunos só poderão passar por ele, não podendo passar no centro da quadra. Cada time começará o jogo com 3 bolas de borracha em seu campo. O professor irá segurar 1 cronômetro. Ao sinal do professor, 1 aluno de cada equipe irá entrar no jogo, se eles entrarem no campo adversário, poderão ser colados ou queimados (acontecendo uma das duas eles sairão da quadra). Se eles pegarem a bola, poderão invadir o campo adversário e queimar os alunos no seu próprio campo. A cada 30 segundos o professor apita e novos jogadores vão entrando no campo (1 de cada equipe). Vence a equipe que conseguir derrubar o cone central adversário.

Call of Duty Adaptado
Dividiremos nossa turma em quartetos, a cada rodada teremos a disputa de 1 quarteto contra o outro. Os demais times aguardarão do lado de fora da quadra. Cada aluno irá receber um colete, ao qual deverá colocá-lo em sua cintura. Os colchonetes ficarão posicionados nas cadeiras, na intenção de formar uma “barreira de defesa”. As bolas ficarão espalhadas pela quadra. Ao sinal do professor, os alunos deverão sair correndo, pegar as bolas e tentar queimar os alunos adversários. Nessa brincadeira é permitido correr com a bola na mão. Os alunos poderão tentar se defender escondendo atrás das cadeiras. Se o aluno for queimado, ou tiver seu colete puxado, ele estará eliminado e sairá da disputa. Vence a equipe que conseguir eliminar toda a equipe adversária. Ao final, iremos escolher outras equipes para a disputa.

Angry Birdy
Dividiremos nossa turma em duas equipes e posicionaremos 6 cones em cada campo. Cada equipe irá iniciar o jogo com 3 bolas. Ao sinal do professor eles começarão a arremessar as bolas simultaneamente no intuito de derrubar todos os cones adversários. Não vale ficar na frente e impedir que seu cone seja derrubado. Vence a equipe que conseguir derrubar todos os cones da equipe adversária.

Essas são algumas propostas baseadas na BNCC para os anos finais, se quiser mais sugestões como essas, deixamos abaixo o link da nossa apostila exclusiva dos Anos Finais. Um material dividido por bimestre com todas as temáticas da BNCC. Clique na imagem abaixo e adquira nossa apostila.