Home / Blog / Atividade prática para a páscoa
Anos Iniciais, Educação Infantil

Atividade prática para a páscoa

Tempo de Leitura: 3 minutos

A Páscoa na Educação Física

A Páscoa é uma celebração repleta de símbolos, histórias e valores importantes, como solidariedade, cooperação, renovação e alegria. Embora seja lembrada principalmente no contexto religioso e cultural, ela também pode ser explorada pedagogicamente dentro da Educação Física por meio de atividades que valorizem o lúdico, a criatividade e a integração entre os alunos. Utilizando elementos simbólicos da Páscoa: como o coelho, os ovos e as tradições de busca e compartilhamento, o professor pode propor jogos e desafios motores que desenvolvem coordenação, velocidade, equilíbrio, noção espacial e trabalho em equipe. Assim, a aula ganha significado, aproxima-se do universo infantil e promove uma experiência educativa divertida, inclusiva e cheia de movimento. Confira algumas dicas:

Aquecimento: Coelhinho Mágico

“Quem o coelhinho tocar, chocolate irá virar.”

Iremos escolher 1 aluno para ser o Coelhinho da Páscoa, e o restante da turma serão os fugitivos.

Ao sinal do professor, o Coelhinho deverá correr e tentar pegar os fugitivos. Quem for pego, deverá sentar no chão (imitando um ovo de páscoa).

Para ser descolado, um dos alunos deverá dar a mão para ele, levantá-lo do chão e correr de mãos dadas até o cesto do coelhinho (pode ser uma área salva).

Se soltarem as mãos, ou o coelhinho pegar 1 deles, ambos se tornarão “chocolate”.

 

Brincadeira Principal

O Rabinho do Coelho

Materiais Necessários: Giz, Tiras de TNT ou um rolo de barbante

Posicionamento:

A turma será dividida em 2 equipes e posicionadas em cada lado da quadra.

No final de cada quadra desenharemos um círculo no chão, que será o forte dos rabinhos.

Dentro dá área do rabinho nos colocaremos 3 fitas de TNT ou 3 pedaços de barbantes

Cada aluno receberá sua tira de TNT, que deverá prender na parte de trás de suas vestimentas, simulando um rabinho.

Brincadeira Principal: O Rabinho do Coelho

Desenvolvimento

Ao sinal do professor, os alunos deverão tentar puxar o rabinho da equipe adversária, não tem um campo definido, todos podem andar pelas delimitações da quadra.

Cada equipe terá seu “Forte de Rabinhos”. Se um aluno conseguir pegar um rabinho de seu colega, ele deverá levar o rabinho e deixar dentro do Forte (ficará como uma “vida”). O aluno que perdeu o rabinho deverá caminhar até o seu forte e pegar outro rabinho que estiver lá disponível.

No momento que o forte de determinada equipe perder todos os rabinhos, e um aluno perder o seu, ele deverá caminhar até o forte e ficar lá dentro esperando algum aluno pegar um rabinho para entregá-lo. A equipe que pegar todos os rabinhos adversários, prendendo assim a outra equipe em seu forte, será a vencedora.

Brincadeiras para a Páscoa

Compartilhe esse Artigo

Avaliaçoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *